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Principais ferramentas para se trabalhar com Marketing Digital

Quem trabalha com marketing digital precisa lidar diariamente com vários softwares e aplicativos que desempenham diferentes funções. Tal fato justifica a expectativa de que sejam gastos, no próximo ano, mais de US$25 bilhões com ferramentas de marketing automatizadas.


O que significa isso? É que as agências e profissionais de marketing buscam cada vez mais essas tecnologias, para minimizar os esforços de seus colaboradores e parceiros com estratégias e também reduzem possíveis erros.

Para você ter uma ideia, 79% das empresas de alta performance vêm utilizando essas ferramentas há mais de três anos.


Então, que ferramentas, softwares e aplicativos podem ser usados que venham a facilitar o dia a dia da equipe? Confira a seguir a nossa lista!


Ferramentas de SEO; Ferramentas de palavras-chave; Ferramentas de estratégia de marketing; Ferramentas de automação; Ferramentas colaborativas; Ferramentas de monitoramento de redes sociais; Ferramentas para otimização de sites; Ferramentas para a comunicação da equipe; Ferramentas para a criação de conteúdo; Ferramentas de anúncio.

Ferramentas de SEO


Para estar entre os primeiros resultados das buscas no Google ou em outros buscadores é necessário atenção e cuidado diários. São diversos elementos que precisam ser monitorados tanto no blog, no conteúdo ou no carregamento das páginas. Nossa dica nesse sentido é que você utilize as seguintes ferramentas:


Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, simples de configurar que vai permitir que você compreenda melhor como suas páginas crescem com relação ao tráfego, que conteúdos são os mais acessados, como as pessoas chegam até sua página, sua taxa de rejeição são apenas alguns exemplos de análise dessa ferramenta. Ela te apresenta os relatórios em tempo real e conforme sua necessidade.


Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin do WordPress que indica os campos de meta description, de SEO title e outros pontos. Isso ajuda muito para que um determinado site ou mesmo um e-commerce conquiste boas posições nos buscadores. Esse plugin tem uma grande vantagem de contar com mais de cinco milhões de atualizações instaladas e ativadas em todo o mundo.


Google Search Console

Essa ferramenta é necessária para fazer a otimização e analisar a indexação das páginas web. Com o Google Search Console você consegue identificar a eficiência das linkagens internas e externas e verificar links quebrados. A ferramenta te envia notificações sobre possíveis penalidades e ainda previne contra malwares.


MozBar

Essa alternativa, também gratuita, é uma extensão para o Chrome e para o Firefox que verifica vários elementos do site que refletem diretamente no ranqueamento. Com o MozBar é possível analisar a velocidade de carregamento das páginas, as linkagens, os títulos das publicações entre outros, permitindo atualizações para subir posições.


Ferramentas de palavras-chave

Para produzir conteúdos mais assertivos para seus seguidores é necessário saber quais palavras-chave são as mais relevantes. As ferramentas abaixo irão te ajudar nesse entendimento:


Ubersuggest

O Ubersuggest traz as tendências em palavras-chave. Ele te abre um leque de sugestões dessas palavras do Google, fazendo a análise conforme o que está escrito no campo de busca.


Google Trends

O Google Trends ajuda no caso de termos dúvida sobre qual termo é mais relevante. Ele identifica a palavra pela sua popularidade por regiões, por países, entre outros aspectos. Ele também aponta quais os assuntos mais pesquisados no momento.


SEMrush

É uma ferramenta que também oferece várias informações sobre palavras-chave e auxilia na análise da concorrência. Ele descobre quais termos seus concorrentes estão comprando no Google Ads e quais são as palavras que interessam o público deles.


Ferramentas de estratégia de marketing

Nesse caso, a melhor ferramenta de estratégias será aquela que oferecer mais funcionalidades, facilitando o dia a dia da equipe. Sendo assim, temos duas dicas, confira!


RD Station Marketing

O bacana dessa ferramenta é que ela realmente oferece várias funcionalidades. Unifica dados e informações de marketing e vendas, propondo diferentes ações em um único software. Dispara e-mail marketing, faz a automação, cria landing pages, gerencia redes sociais, bases de contato e faz lead scoring e tracking. Como a ferramenta centraliza todas as informações, ajuda a minimizar gargalos e erros no dia a dia da equipe.


BuzzSumo

Outro software que facilita o dia a dia da agência é o BuzzSumo. Dentre suas funcionalidades está mostrar quais são os melhores conteúdos a serem criados, permitir a visualização de quais são os conteúdos mais compartilhados, identificar os influenciadores que os compartilham, gerar relatórios por tema e ainda avaliar o calendário editorial criado.


Ferramentas de automação

Vamos sugerir aqui ferramentas de automação eficientes no sentido de facilitar a integração das informações e de promover o trabalho em equipe, trazendo insights em tempo real para os envolvidos no trabalho.


Hubspot Sales

A principal característica dessa ferramenta é a identificação dos prospects mais envolvidos e sua agilidade no fechamento das vendas. Ele ainda oferece dados mais específicos sobre os visitantes da página, permitindo um panorama mais detalhado para a estratégia de marketing. O Hubspot Sales também nos permite desenvolver modelos,sequências e agendamentos de e-mails conforme as necessidades da equipe e ainda oferece a opção de personalizar os relatórios.


RD Station CRM

O RD Station CRM é outra alternativa de ferramenta de gestão CRM que permite o acesso às informações de modo simples, registra as interações automaticamente, gera históricos completos das negociações e ainda cria lembretes para tarefas. A plataforma da RD Station CRM oferece também treinamentos sobre a ferramenta para seus clientes.


Ferramentas colaborativas

As ferramentas colaborativas são aquelas que permitem que os arquivos sejam editados de forma simultânea e remota, possibilitando que todos da equipe trabalhem na mesma página. Segue as sugestões:


G Suite

O G Suite é um pacote do Google que oferece o Drive, o Hangouts que é o chat usado em reuniões remotas, arquivos diversos para edição, agenda e o próprio Gmail, simplificando toda a estrutura de comunicação.


Trello

O Trello é uma ferramenta visual de gerenciamento de projetos. Esse app gratuito, permite à equipe se organizar e acompanhar todas as etapas em desenvolvimento e concluídas de um trabalho, por meio de quadros, listas e cartões.


Asana

A Asana também é uma plataforma de gerenciamento de trabalho móvel e web, criada para gerenciar e organizar tarefas e projetos. Auxilia as equipes e faz com que os envolvidos foquem no que deve ser feito por meio da criação de cronogramas e calendários de acordo com as necessidades.


Ferramentas de monitoramento de redes sociais

As ferramentas de gerenciamento de redes sociais servem para agendar postagens, monitorar comentários, compartilhamentos e criar alertas. Suas funções são importantíssimas para quem administra as redes sociais. Três ferramentas se destacam nessa categoria, confira:


Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento que contempla Facebook, Twitter, WordPress, Instagram e LinkedIn. Ela realiza o agendamento de postagens, o gerenciamento de conteúdo, a filtragem de conversas e faz relatórios sobre as campanhas, ajudando no desenvolvimento de estratégias para melhorar os resultados.


Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita e personalizável que monitora o que as pessoas falam sobre sua empresa e ela permite alguns filtros como periodicidade, tipos de conteúdo entre outros.


Mention

Esse aplicativo web faz monitoramento online, análise e gerenciamento de redes sociais, utilizando mais de um bilhão de fontes, entre sites, fóruns e mídias sociais. Com o Mention as agências de marketing podem acompanhar com mais facilidade a reação do público acerca de conteúdos, marcas e empresas.


Ferramentas para a otimização de sites

Saber o que precisa mudar no seu site com o propósito de oferecer ao cliente uma experiência melhor, exige a escolha de ferramentas que façam uma análise mais completa. Segue algumas sugestões:


Website Grader

O Website Grader é um classificador de sites grátis, que analisa os aspectos de performance, SEO, responsividade e identifica os pontos positivos do endereço. Essa ferramenta também indica ações para potencializar as etapas do funil de vendas.


PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é um software do Google que analisa o conteúdo de uma página e, na sequência, apresenta algumas alternativas para melhorar sua velocidade.


Ferramentas para a comunicação da equipe

Hoje, o trabalho remoto e o home office são a realidade de muitas empresas, o que faz necessário escolher formas mais eficientes de comunicação. A seguir algumas ferramentas que fazem bem esse trabalho.


Slack

O Slack é um aplicativo de mensagens que permite criar canais específicos e também fluxos de trabalho e é compatível com vários outros aplicativos.Ele pode conectar departamentos, filiais ou profissionais envolvidos em um determinado projeto. Tudo o que é publicado nos canais públicos é facilmente localizado nos campos de buscas.


Zoom

O Zoom é uma ferramenta que possibilita várias formas de comunicação. Além das conhecidas reuniões virtuais, o Zoom também permite a telefonia em nuvem, webinars e bate-papo. Ele pode ser usado com extensão do Chrome e também do Firefox.


Skype

O Skype também é uma alternativa para a realização de chamadas telefônicas e de vídeo, feitas tanto no mobile quanto no desktop. Sua característica é a facilidade de uso para compartilhamento de telas.


Ferramentas para a criação de conteúdos

Existem muitas ferramentas que estão aí para facilitar a vida dos produtores de conteúdo, tanto no quesito organização como também para ajudar no desenvolvimento e criação em si. A seguir, algumas sugestões:


Evernote

O Evernote é um software para organização em formato de arquivo de notas, nele você pode criar listas e apontar insights sobre qualquer ideia, para que você possa utilizar essa anotação mais tarde, no momento da criação.


Canva

O Canva é uma ferramenta de fácil usabilidade e oferece templates personalizáveis para diversas peças, sejam elas artes para redes sociais, apresentações, vídeos, cartões de visita, convites e muito mais, facilitando o dia a dia dos produtores de conteúdo.


Google Docs

O Docs faz parte do pacote G Suite, mencionado anteriormente. É um software para trabalho colaborativo de modo online ou offline, que dispõe de documentos de texto, planilhas, formulários e apresentações e ainda tem a vantagem de salvar automaticamente todas as modificações nos arquivos trabalhados.


Ferramentas de anúncio

A vantagem dessas ferramentas é otimizar os ADS, contribuindo para conquistar leads mais qualificados e encurtar o ciclo de vendas. As sugestões apontadas a seguir ajudam bastante, confira!


Campanhas Inteligentes

Essa ferramenta do Google é bem interessante pois mostra quais anúncios uma palavra-chave está acionando e aponta também como ele é exibido nos resultados da pesquisa.


AdEspresso

A AdEspresso, para quem não sabe, é a própria Galeria de Anúncios do Facebook. É uma ferramenta que propõe uma maneira mais fácil de criar campanhas de ads, tanto para fazer do zero como para modificar campanhas anteriores. O AdEspresso possibilita fazer testes de anúncios, testes com o público e preparar relatórios detalhados sobre os resultados.


Todas essas ferramentas de marketing apresentadas tem o objetivo de trazer mais produtividade, assertividade, autonomia e ganho de tempo para as equipes de trabalho.


A automatização, sincronicidade e integração das informações propostas por esses softwares e aplicativos facilitam o planejamento estratégico e a tomada de decisão.


Analise nossas sugestões, teste as ferramentas e escolha aquela que melhor se adapta para sua equipe, pois todas elas têm muito a contribuir no alcance de melhores resultados e para impulsionar os seus negócios.


Se precisar de mais algumas dicas, entre em contato conosco!


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