As lives são uma ótima maneira de se aproximar do público nas redes sociais! No texto de hoje, mostramos para vocês um passo a passo de como começar uma live, do início ao fim! Desde o planejamento, até o dia da live.
Já comentamos em outros textos que a live é muito importante em uma estratégia de marketing nas redes sociais, mas COMO fazer uma live de forma correta e estratégica?
Confira o passo a passo abaixo e siga-o:
Passo 1:
Tenha em mente o tema da sua live, o que será abordado e anote tudo. Lembre-se sempre que a sua live precisa chamar atenção do nicho que você pretende alcançar, então pense em assuntos que possam colaborar com esse nicho, seja com conhecimento ou prestação de serviços.
Passo 2:
Avise para os seus seguidores que fará uma live, de preferência alguns dias antes para que as pessoas possam reservar um tempo para assistir sua live. Você pode divulgar a live de diversas formas! Exemplo: contagem regressiva nos Stories (utilize o sticker do próprio Instagram para fazer isso), postar no feed revelando o tema da live, dia e horário, e todos os dias reforçar nos stories o dia e tema da live.
Passo 3:
Conteúdo.
Faça um roteiro da live, para que você possa entrar ao vivo já preparado(a) e sabendo o que vai falar! O que deve conter nesse roteiro? - Atenção: prenda atenção do seu público falando de assuntos relevantes e que possam ajuda-lo de alguma forma - Retenção: dê exemplos, faça storytelling (o conteúdo precisa ter início, meio e fim), e quanto mais exemplos você utilizar para explicara aquele conteúdo, mais claro ele ficará. - Interação: faça chamadas para ação (CTA) durante a live, chame as pessoas que estão assistindo para continuarem te acompanhando no instagram, peça para elas sugerirem novos temas para lives, etc.
Passo 4:
Converse com o público.
- Sempre acompanhe o que o seu público está falando nos comentários da live; - Tire dúvidas; - Tenha a live como fonte de conteúdo, para aprofundar ou fornecer mais detalhes de conteúdos que você já publicou no feed ou no stories.
Passo 5:
Faça uma hashtag para a sua live (exemplo: #patestudio), e peça para que quem está assistindo, tire um print e publique nos stories com a hashtag. Isso ajuda você a construir o senso de “comunidade”.
Passo 6:
Faça um post no seu feed depois que acabar a live
- Poste um print da tela da live; - Coloque na legenda do seu post a mesma CTA que foi falada durante a live; - Aproveite que o seu público está com energia após a live para fazer um post e ter muitas interações.
Passo 7:
Transcreva as suas lives. Se você fizer isso, conseguirá criar novos roteiros para novas lives a partir do conteúdo já criado! As próximas lives podem ser, por exemplo, uma continuação do assunto já falado nessa primeira.
Esse conteúdo te ajudou? Surgiu alguma dúvida sobre lives? Deixe nos comentários desse post ou envie-nos no Instagram!
Precisa de ajuda com suas redes sociais ou de mais orientações quanto ao mundo digital? Entre em contato conosco via e-mail contato@patestudio.com.br e solicite seu orçamento!
#patestudio #dicas #live #passoapasso #marketing #marketingdigital #mktdigital #digitalmarketing #agênciadepublicidade
Siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades e demais notícias!
Comments