Todos os dias somos bombardeados por milhares de anúncios a todo momento, é só olhar em volta e será possível reparar bem quanta publicidade você está exposto só agora, sejam elas marcas, propagandas on e offline, modelos etc. Agora vamos pensar um pouco como seria o mundo se a publicidade parasse de existir, muitos pensariam que não faria diferença alguma, afinal costumam pular os comerciais intermináveis de cinco segundos em um vídeo no youtube, ou no menor sinal de intervalo da programação já corre para trocar de canal.
Mas se paramos para analisar vamos perceber que não é bem assim, a falta da publicidade afetaria de forma direta o mundo moderno.
Podemos começar a pensar que com o fim da publicidade não apenas as marcas seriam afetadas, e sim a economia mundial, em que diversas empresas não tendo meios de como anunciar, acabariam por não gerar mais interesse do consumidor em seus bens e serviço. Sem anúncios diversas empresas, principalmente as menores rapidamente iriam a falência por não conseguirem encontrar os seus clientes, como se isso não fosse o bastante, milhões de empresas fechando resultaria em milhões de pessoas desempregadas, o que impactaria ainda mais de forma negativa a economia.
Até aqui parece um daqueles cenários assustadores, mas vamos abordar agora apenas o que a falta da publicidade e da propaganda impactaria no desenvolvimento da sociedade como conhecemos.
Quase não haveria uma concorrência de mercado, como não teríamos mais diversos tipos de produtos para cada segmento, apenas algumas marcas permaneceriam, porém sem muitas variedades, afinal não venderiam mais sensações ou momentos, e sim apenas os produtos de necessidade. Esse impacto afetaria diretamente a corrida para que haja desenvolvimento de novos produtos cada vez mais modernos e atrativos ao público, não havendo concorrência, e propaganda acaba por não atrair novos consumidores.
Os principais meios de entretenimento também seriam impactados, porque sem grandes campanhas publicitárias e patrocinadores, filmes que são sucesso de bilheteria não conseguiriam se manter, ou criar grandes campanhas de divulgação, fazendo com que não gerasse um interesse do grande público para eles, podemos pensar o mesmo em relação aos shows eventos esportivos etc.
Agora conseguimos entender que a publicidade não é apenas uma forma de querer vender algo, e sim parte fundamental para a movimentação da economia mundial e do desenvolvimento da sociedade, ela sempre esteve presente em diversos momentos da história moderna e podemos assim dizer, que sem ela o mundo seria completamente diferente e não tão atrativos e divertido como conhecemos.