Semana passada ouvimos muito falar sobre o Clubhouse [hiperlink post Clubhouse], mas o mundo digital tem mais lançamentos para 2021. Em 2020 o uso da internet cresceu expressivamente, as redes ganharam novos usuários e as lives tornaram-se um entretenimento popular. As vendas online aumentaram cerca de 110% em relação ao ano de 2019, segundo acordo com dados do MCC-ENET — Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).
O ambiente digital não para de crescer, sendo assim elencamos aqui algumas redes, com os mais diversos recursos que prometem ser destaque este ano. Confira!
1.VERO
A rede nasceu em 2015, mas começou a ganhar força em 2018, quando famosos e influenciadores digitais passaram a utilizá-la. Na Vero você não encontrará anúncios, além de não fazer uso de algoritmos. Achou estranho? Apesar de não permitir anúncios, é possível sim vender produtos e, para isso, a rede social cobra uma taxa sobre a venda. A rede social pode ser utilizada apenas na versão mobile, como aplicativo. No site da marca contém apenas informações institucionais.
2.WECHAT
Aplicativo queridinho da China, considerado um multiuso, por meio do Wechat é possível ter acesso a serviços públicos, agendar consultas médicas, transferir dinheiro pelo WeChat Pay, pedir comida, entre outras opções. Aqui ainda é conhecido apenas como um aplicativo mensageiro. A Tencent, desenvolvedora do app afirmou que a intenção é espalhar boa parte dessas funcionalidades para o resto do mundo.
3.TELEGRAM
2020 foi o grande boom do aplicativo Telegram, e a previsão é que este ano o app continue em alta. Com o app é possível criar grupos com até 200 mil pessoas, e é possível personalizar as permissões de administradores e usuários. O aplicativo também conta com outras vantagens como a facilidade para integrar bots em conversas, opções de games dentro do aplicativo, envio de arquivos de até 1,5 GB, possibilidade de alternar entre várias contas do telegram no mesmo dispositivo, agendar o envio de mensagens, controlar a frequência de mensagens nos grupos, enviar uma mensagem sem notificação de som e até a possibilidade de criar enquetes.
4.TWITCH
A Twitch TV surgiu como uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie seu canal de streaming. A plataforma permite diversos tipos de conteúdo, sendo perfeita para marcas que desejem criar streamings e conteúdos on demand em canais próprios. Com a previsão de que o isolamento social se manterá por algum tempo, a Twitch TV deve se manter como uma alternativa também para artistas que estão fazendo shows e programação exclusivas.
5.MEDIUM
Se você tem um blog, cria conteúdo em texto, quer ser lido pelo seu público, certo? É aqui que o Medium se difere de outras redes. A Medium é ideal para quem tem um blog, e cria conteúdo. A plataforma mistura Wordpress e Twitter, e é possível criar blogposts, participar de grupos de discussão e acumular seguidores, que podem se inscrever para receber todos os conteúdos lançados. Se o intuito da sua marca é criar conteúdos em texto e deseja formar uma comunidade fiel, o Medium pode ser uma ótima escolha.
6.REDDIT
O Reddit é sucesso fora do Brasi, mas ainda não deslanchou por aqui, o que pode ser uma boa oportunidade para quem chegar primeiro por lá. A rede possui uma base de 52 milhões de usuários ativos diariamente e cresceu 44% em relação a 2019, ao contrário de outras plataformas que perdem usuários e relevância ao passar dos anos.
7.HOUSEPARTY
O Houseparty permite algo que não existia em aplicativos como Instagram, Messenger e Whatsapp: chamadas em vídeo entre até 8 pessoas. Com essa possibilidade, e contando com jogos e interações dinâmicas, o app virou febre entre os jovens em 2020. A interface é muito parecida com o Facebook, bastante intuitiva. Agora, quem quiser usar algumas funções extras da rede precisa pagar uma taxa cujo valor depende do plano escolhido.
8.QUORA
O Quora lembra o Yahoo Respostas, mas é voltado para fins profissionais. Se você está começando sua vida profissional, e não entende muito bem sobre alguns termos ou conceitos, por exemplo, você pode pesquisá-los ou pedir ajuda pelo Quora. Personalidades como o ex-presidente Barack Obama, estão na rede. Quem sabe uma das suas dúvidas sejam respondidas por ele… E, se você pensa que o Quora é novidade no Brasil, saiba que ele está ativo por aqui desde 2009.
9.HELLO
O Hello foi criado pelo inventor do pioneiro Orkut, em conjunto com um grupo de engenheiros do Google. O intuito da rede é proporcionar um ambiente seguro para amizades realmente sinceras e criar um espaço onde o “medo e ódio não têm lugar”. A meta do Hello é bater de frente com o Facebook e atrair os usuários da rede, principalmente porque o Hello não permite anúncios na sua plataforma. No Hello o algoritmo é baseado em personas, sendo assim, a rede social tem como objetivo aproximar pessoas com interesses em comum, e não necessariamente que tenham amigos em comum.
10.CAFFEINE
Criada por antigos designers da Apple a Caffeine.tv, é uma rede social que tem como objetivo proporcionar experiências em tempo real para usuários. O app surgiu com base no sucesso das lives, muito utilizadas em outras redes sociais por pessoas comuns até influencers e celebridades.
A rede promete dar maior visibilidade para as transmissões com maior engajamento, sendo assim, o número de visualizações e inscritos não serão as principais métricas.
Você tem dúvidas sobre como gerenciar suas redes sociais, ou não tem tempo para pensar em como trabalhar os canais digitais?
Nós da P@t Estúdio fazemos este trabalho para você!
Caso você precise da nossa ajuda, entre em contato conosco, envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br
Telefone: (11) 2356-1191
WhatsApp: (11) 94065-8326⠀
Créditos: P@t Estúdio
Comments