O olho é o órgão do corpo humano capaz de detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos. O olho é visto como o elo entre o mundo interior e o exterior e é considerado um símbolo da percepção intelectual, da visão ampla, do conhecimento, também relacionado a penetração, vigilância, divindade, sabedoria e onipresença.
Segundo a filosofia hindu, os dois olhos são identificados como os dois luzeiros, ou seja, o sol e a lua. O olho direito representando o sol traz o aspecto da atividade e tem relação com o futuro. Já o esquerdo, está ligado à lua e remete a passividade e ao passado.
O interessante é que ambos, direito e esquerdo, não criam dualidade e sim trazem em sua complementaridade a percepção unitiva, função do terceiro olho ou olho de Shiva.
O terceiro olho é o olho frontal, responsável pela intuição, considerada o nosso sexto sentido. Ele indica uma condição sobre-humana, aquela em que a clarividência atinge o grau de perfeição. O terceiro olho também é conhecido como o olho da sabedoria ou olho do Dharma para os budistas.
A visão sempre fascinou todas as culturas e civilizações ao redor do planeta. Muitas doutrinas entendem que ele é capaz de liberar energias positivas e negativas, por conta disso, existe um misticismo muito grande envolvendo esse símbolo que fica evidente em vários momentos da história e em diferentes culturas.
Olho de Hórus, também conhecido como Udyat, é um símbolo egípcio antigo e que possui diferentes interpretações. Existe uma lenda, contando que em uma batalha no Antigo Egito, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, único filho de deusa Ísis com o deus Osíris. Foi então que Toth, deus da sabedoria e da magia, reconstruiu o olho que havia sido dividido em seis partes, e o entregou de volta a Hórus.
A partir desse momento, o olho de Hórus tornou-se um amuleto, um símbolo de totalidade, visão, abundância e fertilidade. Atualmente, o Olho de Hórus também é utilizado como símbolo de poder e proteção contra a inveja e o mau-olhado e é bastante comum em tatuagens e na forma de pingentes.
O arquétipo do olho também está representado no chamado Olho da Providência ou o Olho Que Tudo Vê, simbolizando o olho de Deus, soberano, que observa e vigia a humanidade. A figura do olho vem normalmente dentro de um triângulo, remetendo à Santíssima Trindade e envolto por raios associados à glória divina.
O Olho que Tudo Vê também pode ser visto dentro do Hamsá, ou Mão de Fátima, que é um símbolo religioso islâmico que tem o formato de mão. O símbolo teria aparecido pela primeira vez no período da Renascença, em meados do ano de 1500 numa pintura chamada A Ceia em Emaús.
O olho também está presente de forma mística na região da Grécia e Turquia, onde é conhecido como Olho Grego ou Olho Turco. O Olho Grego foi encontrado pela primeira vez durante uma escavação na região da antiga Mesopotâmia por volta de 3.300 A.C..
Ele é um símbolo de sorte e um talismã, que também afasta a inveja e o mau-olhado, absorvendo as energias negativas de pessoas ou lugares. Estudos mostram que sua eficiência em repelir as energias negativas se dá por conta da sua cor azul, por ser a cor do céu, remetendo a tranquilidade e sensação de paz de espírito.
O arquétipo do olho está também na tradição maçônica, onde simboliza três aspectos: no plano físico o sol visível, que origina a vida e emana a luz; no plano astral ele representa o verbo, o princípio criador e, no plano espiritual ou divino ele é o Grande Arquiteto do Universo.
Presente em muitas filosofias e culturas o olho tem uma forte energia de conexão espiritual e traz consigo muitos significados. É, sem sombra de dúvida, um arquétipo muito abrangente e capaz de mexer profundamente com a psique humana.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a simbologia e representatividade desse arquétipo. Siga acompanhando nossos posts para aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta de marketing.
Arquétipos e símbolos podem ser muito bem aplicados como ferramentas e estratégias de marketing, mas isso exige estudo e prudência em sua aplicação. Eles têm uma profundidade muito ampla no inconsciente coletivo e precisam ser bem pensados e direcionados.
Se gostou desse conteúdo, fique ligado nos próximos artigos que seguiremos trazendo mais informações sobre outros arquétipos interessantes.
Siga acompanhando nossos posts para saber mais!
Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br
Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 96331-9779
Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!
#arquétipos #olho #terceiroolho #olhogrego #olhoturco #olhodehorus #olhoquetudovê #olhodedeus #visão #onipresença #inteligência #inteligênciacósmica #marketing #marketingearquétipos #influência #comunicação #prosperidade #marketingdigital #mktdigital #autoconhecimento #expansãodeconsciência #consciência #energiadosarquétipos #energia #novaenergia #héliocouto #patestudio