O uso simbólico das flores é bastante amplo, elas podem representar diversos atributos da primavera, da aurora, da juventude, da virtude, da alegria, da beleza, da sensibilidade e também do efêmero e do transitório.
Segundo o professor Hélio Couto no livro Marketing e Arquétipos as flores remetem a harmonia, calma, paz, prosperidade, sucesso e relaxamento.
A flor é mais um arquétipo que representa o princípio passivo, feminino. Com seu cálice, tal como uma taça, recebe a atividade celeste da chuva e do orvalho.
Seu desenvolvimento, a partir da terra e da água, simboliza o desenvolvimento da manifestação, que se origina dessa mesma substância passiva.
Vemos a flor representada no Budismo, quando em um sermão Buda levanta uma flor mostrando-a para a platéia e não dá uma palavra. Mahakashyapa, um de seus assistentes, sorri. Buda diz que ele foi o único a entender, pois o verdadeiro ensinamento é transmitido muito além das palavras.
Na mitologia céltica a flor surge como expressão do caráter impermanente da beleza e também da instabilidade essencial existente em toda criatura e que se volta a uma perpétua evolução.
Na civilização asteca, as flores aparecem nos jardins e eram vistas como fonte de inspiração para poetas e artistas, elas enriqueceram a arte mexicana e expressavam a diversidade do universo e exprimindo fases específicas das relações entre deuses e homens.
As flores trazem a ideia do florescer, desabrochar, a beleza que vem de dentro, a própria manifestação.
As flores também aparecem em diversos textos bíblicos, sempre associadas a sucesso, prosperidade, felicidade, paz, alegria e glória, como atributos que devemos nos esforçar para ter no jardim de nossas vidas.
Algumas espécies de flor, trazem consigo fortes simbologias, como a Flor de Lótus, a Flor de Cerejeira e a Flor-de-lis.
A flor como arquétipo do despertar espiritual, surge na simbologia da Flor de Lótus. A Flor de Lótus simboliza a pureza, o renascimento, a transmutação, a ascensão e a iluminação. Ela nasce na lama e na escuridão, nos remete à evolução do ser humano e a superação de obstáculos em busca da consciência plena, na sua expansão, quando se abre em mil pétalas, manifestando a sua magnífica essência.
A Flor de Cerejeira, na tradição japonesa, significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Essa delicada flor de origem asiática, conhecida como Sakura, era muito admirada pelos guerreiros samurais. Ela possui mais de 300 variedades e desde tempos remotos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao código samurai, cujo lema é viver o presente sem medo.
A Flor-de-lis é a representação de um lírio que antigamente era utilizado em brasões e escudos da família real francesa. Foi utilizada pela primeira vez pelo rei Luis VIII e é símbolo de poder, soberania, honra, lealdade, assim como também de pureza de corpo e alma. Também vemos a Flor-de-lis no movimento escoteiro, na maçonaria, na ciência alquímica e nas religiões.
As flores trazem uma referência arquetípica muito forte à expressão divina materializada. Por meio do seu colorido, de seu formato, seu perfume e sua beleza, ficamos fascinados, como se bênçãos divinas estivessem sendo derramadas sobre nossos olhos.
A flor é um arquétipo muito utilizado no universo feminino e traz consigo muita representatividade. Siga acompanhando nossos conteúdos sobre Arquétipos e Símbolos e descubra como melhor usá-los!
Silvia Marto
Continue acompanhando nosso blog e a série de posts sobre Arquétipos e Símbolos.
Mande uma mensagem aqui no direct ou envie um e-mail para: contato@patestudio.com.br
Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326
Nos siga em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!
#patestudio #arquétipodaflor #energiadasflores #flor #flores #expressãodivina #flordelotus #flordelis #flordecerejeira #mitologia #religiosidade #espiritualidade #inteligênciacósmica #marketing #marketingearquétipos #influência #comunicação #prosperidade #marketingdigital #mktdigital #autoconhecimento #expansãodeconsciência #consciência #energiadosarquétipos #energia #novaenergia #héliocouto