top of page
Foto do escritorPaulo Vinicius

Neuromarketing: Como a ciência e o marketing podem afetar sua decisão de compra


O neuromarketing é a fusão entre a neurociência e o marketing. Tem como propósito entender melhor o comportamento do consumidor quando exposto a publicidade, produtos e marcas; E como isso impacta diretamente na mente do comprador, despertando o desejo em consumir determinado produto.


A tomada de decisões é feita por meio do nosso inconsciente, e não se iniciando de forma racional, lógica e consciente, como costumávamos pensar. Essas decisões são criadas a partir de estímulos em determinadas áreas especificas do nosso cérebro.


A mente humana é dividida em três partes: O Reptiliano, responsável por controlar tudo aquilo que é fundamental para a nossa sobrevivência. O Límbico, que processa e acumula as informações mais complexas que envolvem cinco sentindo principais. E por último o Neocórtex fundamental para tomada de decisões, responsável pelo lado social e o raciocínio.


As marcas utilizam de estratégias de neuromarketing para atingir diretamente as partes reptiliana e límbica do cérebro, despertando o desejo e a sensação de controle na tomada de decisão do consumidor. Para essas estratégias alcançarem melhores resultados as marcas não utilizam mais de anúncios agressivos como era tão comummente utilizado no passado, e sim optaram por ações cada vez mais sutis, através de símbolos, cores e até mesmo mensagens subliminares para obter o resultado desejado.


Estudos comprovam que as imagens funcionam melhor do que os textos, podemos notar isso com a popularidade do Instagram, plataforma que utiliza quase por completo de imagens e segue sendo um sucesso. Seguindo esse preceito as marcas voltam seus esforços para a utilização de cores e fontes, pois a fonte correta com formas simples e de fácil leitura, estimulam a ação do consumidor, e as cores são responsáveis por influenciarem nosso subconsciente de diversas maneiras diferente, podendo assim optarem pelas melhores cores e formas para transmitir a mensagem de acordo com o desejo que se quer despertar diretamente no consumidor.



45 visualizações

Comments


bottom of page