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Foto do escritorPaulo Vinicius

Jornada do comprador: Como funciona o caminho da necessidade até a compra


A jornada do consumidor é um caminho de compra que é feito por todos nós, ela se inicia no momento em que criamos a necessidade de adquirir algo e se completa na finalização da compra do produto.


Para exemplificar melhor vou contar uma breve história para vocês:


- Pedro é fã de futebol e quer começar a praticar mais o esporte.

- Mas para isso ele não pode usar tênis comum, e sim de chuteiras adequadas para a prática.

- Após pesquisar em diversos sites, Pedro separou alguns modelos e lojas em que viu as ofertas mais chamou a sua atenção.

- Por fim, Pedro encontrou uma chuteira que chamou a sua atenção e por coincidência era um modelo muito parecido com a que seu ídolo usava, realizou a compra do produto no site, e está satisfeito com o produto adquirido.


Parece apenas uma história comum não é ? Mas entender como foi o processo do Pedro sentir a necessidade até o momento que decidiu realizar a compra descreve como funciona o processo de compra do consumidor. Podemos então dizer que esse processo é representado em quatro partes.


A primeira parte é a de APRENDIZADO E DESCOBERTA, nessa parte o consumidor ainda não tem total consciência de que precisa de algo, ele está começando a despertar a necessidade. Precisa ter sua atenção despertada.


A segunda parte é a de RECONHECIMENTO, aqui o consumidor reconheceu o problema e sua necessidade, ele então busca se aprofundar na pesquisa. Nesse momento é a oportunidade de gerar a necessidade de compra no consumidor.


A terceira parte é a de CONSIDERAÇÃO DA SOLUÇÃO, após algumas pesquisas selecionou o que é mais vantajoso e o que foi de seu interesse. Aqui que se deve criar a urgência da necessidade, para que ele identifique o produto como sendo a solução para o problema dele.


E por último a parte de DECISÃO, após muitas buscas o consumidor decidiu qual produto que vai suprir suas necessidades e qual mais lhe agrada. Essa parte é fundamental para que se mostre para o cliente o que você pode oferecer de melhor em relação aos concorrentes, em que convencemos o comprador a finalizar a compra.


Esse caminho feito pelo consumidor é importante para entendermos como funciona a mente do comprador e trabalharmos estratégias para que essa necessidade se torne desejo e por consequência uma compra feita do nosso produto ou serviço.



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