Assim como a cobertura da tecnologia no mundo publicitário avança com o tempo, o lado social não pode e não é esquecido pelas grandes empresas. É claro, este não avança tão freneticamente quanto aquele, porém é a sociedade que consome, é com a sociedade que o anunciador se preocupa e não só esse, como outros fatores fazem as maiores companhias estabelecerem e buscarem agências, pelo menos nos últimos anos, que conseguem criar campanhas que abrangem mais público e, consequentemente, um maior mercado consumidor.
Segundo o IBGE, no Brasil se residem 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, aproximadamente 22% da população brasileira. Logo, não existe empresário que recusaria explorar um mercado com tanto potencial, certo? A questão é: Como se faz isso? Já é realidade a produção de longa-metragem com descrição de áudio, e a indústria publicitária, por mais que um pouco atrasada, começou a usar essa ferramenta com total influência da sétima arte. Pode-se dizer que há uma certa ignorância, por mais que indireta, em omitir que em pleno 2019, ainda haja discussões acerca da imersão de minorias em qualquer mercado, porém também seria ignorância se esquecer que existe sim um lento e contínuo progresso, que tende a aumentar progressivamente.
Além disso, pode-se afirmar que diversidade e criatividade andam juntos. Então, criar soluções inovadoras e que mostrem como é uma necessidade de mercado e não um pro bono a junção dessas duas palavras, será uma alternativa para quebrar paradigmas e ganhar a tão contestada visibilidade digital. Hoje, uma empresa que não possui seus valores, não possui clientes fiéis. Isto é, o utilizador do seu produto/serviço vai primordialmente focar sua atenção nos objetivos da empresa que vão além da qualidade do que é prestado. A autenticidade e transparência são hoje chaves de convencimento para um consumidor na hora da escolha entre concorrentes.
Portanto, uma marca mostrar a sua devida preocupação e criar uma relação de importância com o público deficiente, vai diferenciar e revolucionar o seu negócio, gerando mais lucro e o melhor FAZENDO O BEM. Se não bastasse isso, dará mais credibilidade e relevância para o fim do preconceito, que previne a empresa de possíveis escândalos com funcionários ou pessoas relacionadas a marca e que obviamente, afetam as vendas.
Comments