Conheça sobre a nova atualização do Google Analytics e os impactos na captura de dados em sites
O Google Analytics 4 é uma atualização do Analytics que veio para resolver algumas reclamações de usuários e problemas referente à captura de dados, além de introduzir novas funcionalidades para análise de dados comportamentais de usuários.
Para quem ainda não usa o Google Analytics, ele nada mais é do que uma ferramenta que registra as ações do usuário do momento que ele entra em seu site até o momento em que ele sai do seu site, registrando toda a navegação.
Essas informações são extremamente importantes para entender como o usuário interage com o seu site e como melhorar a experiência para otimizar seus resultados de conversão.
O que mudou do Google Analytics anterior para esse novo Analytics 4 foi a facilidade de captar e analisar dados.
Entre as novidades nós temos: - Mais facilidade no rastreamento entre domínios. Se você trabalha com mais de um site ou com múltiplos domínios e subdomínios, ficou bem mais fácil de rastrear os usuários entre os domínios.
- Analysis Hub (central de análises). Novas formas de analisar e apresentar dados, especialmente se o seu site trabalha em vários países.
- Enhance Measurement (Métrica otimizada). O Google Analytics 4 consegue rastrear novas métricas de engajamento como visualização de vídeos do youtube incorporados ao site, rolagem de tela, clicks em links externos e outras interações automaticamente.
Entre outros fatores. Existem também alguns pontos negativos já que o Google Analytics 4 (até o momento) ainda não possui todas as funcionalidades do Analytics padrão. Provavelmente isso vai mudar em breve, ainda mais com a aplicação da LGPD (leia nosso texto no blog sobre esse assunto clicando aqui.), mas a questão é: se você já tem o Google Analytics padrão, vale a pena migrar para o GA4?
E a resposta é SIM! Segundo o Google, “A partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais processar dados. Você poderá ver seus relatórios do Universal Analytics por algum tempo após essa data. No entanto, os novos dados só serão transmitidos para as propriedades do Google Analytics 4.”
Ou seja, nós que já utilizamos o Google Analytics, podemos instalar a tag do Google Analytics 4. Assim, quando o padrão parar de funcionar em 2023, o Analytics 4 permanecerá captando os dados normalmente e não vamos perder o histórico.
Se você deseja instalar o Google Analytics 4 e não sabe como, contate-nos para que possamos fazer um orçamento para você! Somos especialistas em Google e vamos te ajudar da melhor forma possível.
Contate-nos:
WhatsApp: (11) 94065-8326
Mais informações diretamente no site do Google: https://support.google.com/analytics/answer/10089681?hl=pt-BR
Continue acompanhando nosso blog para mais textos como esse.
Comments