O Lírio é uma das flores mais vendidas do mundo e também uma das plantas mais antigas conhecidas pela humanidade. A sua existência é milenar, na China os lírios são cultivados há mais de 3 mil anos.
Essa belíssima flor é encontrada no hemisfério norte e presente na América do Norte, do Sul, Europa e Ásia. Espalhada ao redor do mundo, essas flores são populares entre mitos, lendas e em algumas histórias fantásticas na literatura.
O arquétipo do lírio representa magia, religiosidade e misticismo. É uma espécie de flor considerada sagrada, pois tem forte relação com a fé e a devoção em diversas religiões, por esse motivo vemos os lírios sendo usados em buquês de noivas, decorando festas de casamentos e comemorações religiosas.
De maneira geral, é uma flor que simboliza a brancura, a inocência e a virgindade. A espécie é muito associada ao romantismo, pureza e o amor incondicional.
Dentro dessa perspectiva, esse arquétipo carrega ambiguidades e pode representar tanto o amor reprimido ou sublimado como também a glória do amor idealizado e vivenciado.
Mas o lírio também possui uma simbologia completamente inversa, pois devido à sua aparência e formato diferenciado, remete a significados relacionados à paixão, sexualidade e erotismo.
O significado dos lírios também pode se modificar em função da cor de suas pétalas, observe:
Branco: simboliza a pureza de corpo e alma, a inocência, a lealdade e o amor incondicional;
Amarelo: representa a amizade, mas que esta pode se tornar um romance;
Azul: significa segurança, bons sentimentos, estabilidade, confiança e durabilidade;
Rosa ou vermelho: demonstra amor, desejo e sensualidade;
Lilás ou roxo: simboliza matrimônio, maternidade e sentimentos positivos;
Laranja: traduz sentimentos de atração, admiração e renovação amorosa.
O arquétipo do lírio está relacionado com a realeza, assim, representado pela Flor-de-Lis, simbolizando a geração e a prosperidade, usado pelos nobres franceses. Ele representa poder, soberania, lealdade e honra, assim como a pureza de corpo e de alma.
Na cultura chinesa, o lírio está associado à fartura, ao amor eterno e ao verão. Na crença cristã, o lírio simboliza a entrega mística à graça de Deus.
Os egípcios usavam os lírios brancos para representar a divina Isis, deusa da sabedoria e da fertilidade.
As religiões Afro-Brasileiras também possuem grande estima pelos lírios. No Candomblé e na Umbanda, ele é oferecido à divindade feminina Oxum, deusa dos rios, cachoeiras e águas doces. Também simboliza Oxalá, divindade associada à criação do mundo e da espécie humana.
Para os católicos, o arquétipo dessa flor simboliza a Virgem Maria, refletindo a pureza e a castidade.
O lírio é considerado uma flor sagrada e, inclusive, é mencionado na Bíblia. Em uma das passagens do evangelho de Mateus, o Mestre Jesus diz: “Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles”.
Os arquétipos são emanações da inteligência cósmica responsáveis por reger e organizar o mundo e influenciar a mente e o comportamento das pessoas. Atuam poderosamente no inconsciente coletivo, possibilitando transformações reais em nossas vidas.
Acompanhe nossos próximos posts sobre arquétipos e saiba como usar e direcionar sua energia!
Envie uma mensagem aqui no direct ou por e-mail para: contato@patestudio.com.br
Telefone: (11) 2356-1191 WhatsApp: (11) 94065-8326
Siga-nos em nossas redes sociais e fique sempre de olho nas novidades!
#patestudio #arquétipos #simbolos #lírio #arquetipodolírio #simbologiadolírio #florsagrada #misticismo #religiosidade #amor #pureza #inocência #sexualidade #romance #energiaspositivas #nobreza #fartura #inteligênciacósmica #influência #comunicação #prosperidade #marketingdigital #autoconhecimento #expansãodeconsciência #energiadosarquétipos #héliocouto