Todos os dias milhões de pessoas passam grande parte do dia conectados as redes sociais, seja postando alguma opinião, fotos, ou vídeo, ou utilizando como uma poderosa ferramenta para divulgação e trabalho, uma coisa não temos dúvidas, as redes sociais tomaram conta do cotidiano. Mas algo tão real e preocupante quanto isso é a dependência dos usuários em utilizar essas redes, e ao menor sinal de uma pane como ocorreu na última quarta-feira (03) já pode sinalizar algo agoniante para quem está o tempo todo conectado de alguma forma.
Esse tipo de dependência apresenta a necessidade que a pessoa tem de se manter online o tempo inteiro, seja alimentando seu perfil com todo tipo de publicação, quanto acompanhando outras pessoas o tempo todo. O problema começa quando o usuário passa a se dedicar mais as redes do que a vida real, em que tudo precisa ser feito em busca de likes, seguidores, ou algo que ficaria lindo em seu feed e acaba deixando de viver a vida real em tempo real, em que acaba se mantendo afastado de amigos e parentes e cada vez mais conectado em uma vida online.
Com a necessidade de sempre se manter atualizado a cada nova publicação, a cada nova curtida, quando isso não acontece pode desencadear diversos problemas para a saúde do usuário, como ansiedade, depressão, estresse, em momentos que a postagem tem um engajamento abaixo do que se esperava . Por conta disso o Instagram uma das maiores plataformas estuda desativar a visualização dos tão desejados likes para que assim possa preservar de certo modo a saúde dos seus usuários.
Se manter conectado, conhecer pessoas do mundo todo e rever amigos antigos são uma das maravilhas das redes sociais, mas quando o mundo virtual se torna mais importante do que o real, e fotos editadas se tornam mais importantes que o momento que está sendo vivido, é melhor ir com calma e se desconectar um pouco, porque ainda não inventaram até hoje uma rede social melhor do que uma boa conversa em uma roda de amigos.
Comments